16 de ago. de 2013

Dúvida: ler ou assistir???

Tá bom, eu sei que essa já é uma discussão antiga e que por vezes me deparei com ela aqui no blog: ler o livro ou assistir o filme??? Então, mais uma vez venho dizer que reconheço a arte e a beleza presente em ambos, porém, sigo acreditando que a literatura nos dá mais liberdade para imaginar e viajar... Só que não podemos esquecer de que muitas vezes o filme vem fazer um casamento perfeito com a narrativa escrita, autenticando cenas que fantasiamos ou detalhando ainda melhor passagens com as quais nos deparamos durante nossa leitura... Resumindo: na dúvida façam ambas as coisas, afinal livro e cinema são formas de entretenimento (e por que não relaxamento???) maravilhosas!!!

Esse post surgiu de uma dúvida dessa pessoa que vos fala... Pois é, que eu ando "in love" com as irmãs Brontë não é segredo pra mais ninguém e foi justamente esse amor que me fez querer conhecer a história de Jane Eyre... Agora que me sinto mais próxima (e íntima) da Charlote Brontë, autora da obra, por conta do romance Miss Brontë (que ainda estou lendo), resolvi que vou compreender melhor as circunstâncias e atemporalidade de Jane Eyre... A dúvida está apenas residindo no fato de que tenho o filme salvo na Sky HD e que além de não ter o livro em mãos, tenho uma pilha de romances que só cresce a minha espera... Por isso, pergunto a vocês: vejo o filme de uma vez e deixo o livro para um amanhã mais distante??? Me ajudem!!!

Ahhh, e aproveitando a oportunidade, deixo como dica para o fim de semana o livro e o filme Jane Eyre, que tal??? Um lindo fim de semana cheio de paz e luz minha gente...

Obs: Olhem que legal a capa original do livro, com o pseudônimo usado pela Charlote Brontë: Currer Bell!!! E abaixo também tem o cartaz do filme...







4 comentários:

  1. Aliny querida!
    Como queria ter toda esta energia, acho simplesmente fantástico...talvez já tinha, sei lá! hoje ando tão mais devagar que às vezes até me surpreendo! mas como diz o texto lá na Sheila, Passarinhos no telhado - é tempo de se amar e se escutar! e hoje realmente ando mais devagar rsrsrsrsrsr....mas adoro passar por aqui e ver todas as tuas dicas! beijos no teu coração e te cuida, tem um nenê esperto aí contigo! beijos minha linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ly querida, como está essa barriguinha? E a Maria, chuta muito? Ainda consegue dormir?

    Olha, quanto à sua dúvida, eu achei que o filme foi super fiel ao livro, e uma das raras adaptações para o cinema que são realmente boas.
    Assista ao filme e depois, se a vida deixar, leia o livro, mas o importante é você captar a linda mensagem que ela passa com a obra.

    Fui fazer um passeio na Livraria da Vila, uma livraria que adoro, e encontrei muitas novidades, cada livro bom...Acabei comprando 5 livros...
    Um deles acho que você vai gostar....depois te conto.
    Aqui está um frio danado...
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Aliny, essa dúvida eu já tive também. Na verdade, eu tinha um pouco de medo de assistir ao filme primeiro e perder o interesse de ler o livro. Mas já aconteceu algumas vezes de assistir ao filme, ler o livro depois e desfrutar imensamente da leitura, como foi o caso de O Morro dos ventos uivantes.
    O menino do pijama listrado também foi outra leitura feita depois do filme e eu gostei pra caramba... Atualmente eu tento sempre ler o livro primeiro, mas se por alguma razão não for possível, vejo o filme antes sem pensar duas vezes.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Eu as vz tenho essa duvida cruel, pois nem sempre o filme é tudoooo que a gente espera. Mas já sabendo disso assista o filme sem compromisso, a gente sabe que quando for ler o prazer é muito maior.
    Eu não sabia desse filme sábado vou procurar na locadora e ver antes de ler, agora estou curiosa amiga. Depois venho te contar o que achei do filme.

    ResponderExcluir