29 de fev. de 2012

Histórias de Mulheres

Olá meu povo!!!

Bom, um dia desses, a Beta (cunhada e amiga), me entregou alguns pertences que eu havia deixado no escritório dela – quando lá era também meu Consultório de Psicologia. Dentre esses pertences, estavam várias coisitas bem interessantes (detalhe: algumas da quais eu nem lembrava, hehe), entre elas:
- minha adorada almofada da Frida Kahlo (pintora preferida e personalidade feminina que muito admiro) que hoje está sobre o meu sofá, colorindo nossa sala, para desespero do Davi (meu maridão), hehe;
- alguns livros de cunho mais psicológico, entre eles, três romances do escritor Irving D. Yalom, que ajudaram a despertar minha sede de leitura (Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer e Mentiras no Divã);
- e a obra sobre a qual falarei hoje, Histórias de Mulheres, da maravilhosa autora espanhola Rosa Montero, famosa por seus romances, entre eles A Louca da Casa.

Histórias de Mulheres não se trata de um romance... Nesse trabalho Rosa Montero traça o perfil de quinze mulheres que, de alguma maneira, se destacaram e acabaram por marcar ou representar uma época... Uma narrativa inteligente, que descreve passagens singulares sobre a vida e a personalidade de mulheres como Frida Kahlo (olha minha amiga aí de novo), Agatha Christie (para quem ama um bom suspense), Simone de Beauvoir (mulher a frente do Existencialismo e companheira Sartre), Emily Brontë (autora de O Morro dos Ventos Uivantes), Margaret Mead, entre outras não menos notáveis. Uma obra maravilhosa!!!

Como encontramos na sinopse (aliás, muito bem escrita, resumindo de forma bastante clara o livro), Histórias de Mulheres fala de mulheres “fortes ou sutis, gloriosas ou insuportáveis, mas todas interessantes...” Mulheres que “lutaram contra o sexismo, venceram preconceitos e reivindicaram a liberdade de assumir sua humanidade plena, com todas as suas luzes e sombras...”

“Todas têm em comum uma traição, uma fuga, uma conquista: traíram as expectativas que a sociedade depositava nelas, fugiram de seus limitados destinos femininos, conquistaram a liberdade pessoal.” (Rosa Montero)



Agatha Christie



Frida Kahlo



Simone de Beauvoir



14 comentários:

  1. Oi, Aliny
    Esse livro eh muito bom mesmo; leia outro escrito por ela chamado "Paixoes", vc vai gostar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tenho este livro! Maravilhoso! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina que tu não ia ter minha "ídola", hehe... Saudade!!!

      Excluir
  3. Esse livro é fantástico. As biografias que mais me impactaram foram da Frida e da Camille Claudel! Muito bom você ter me lembrado desse livro! Vou retomar a leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii! Eu já tinha visto o post, mas tava na faculdade e acabei não comentando de lá!!!! :) Quero ver se amanhã eu publico a resenha do terceiro livro da Millennium, se não amanha, no fim de semana!!! Ah, sinto te informar, mas o livro das Brumas, a resenha só vai sair em Maio, pois é para o desafio literario. rsrsrsrsr
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  5. guria... me fez pensar que tá ainda difícil ser mulher nesse mundo... estou reflexiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo as tuas reflexões poéticas minha amiga!!! Saudade!!!

      Excluir
  6. Bem interessante !!! Curti !!!! Valeu a dica !!!! bjsss

    ResponderExcluir
  7. Aliny, parece bem interessante mesmo, eu também fiquei com vontade de ler. Vou anotar a dica e tentar encontrá-lo por aqui.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Aliny, nos conhecemos ontem, sou amiga da Taty lembra? pois é, hoje mesmo vim visitar teu blog e amei. parabéns. muito legal mesmo. aliás quando vi escrito Frida Kahlo; fui ver imediatamente do que se tratava porque a mim também me toca muito a história desta mulher. daí para minha surpresa comentavas sobre o livro História de Mulheres da Rosa MOnteiro, que eu li e também amei. um beijo. e foi um prazer te conhecer. Sarita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!!! Adorei a visita!!! Foi um prazer te conhecer Sarita!!! Eu amo a Frida Kahlo tambem e esse livro Historias de Mulheres e muito bom mesmo né??? Apareça sempre! Beijaooooo

      Excluir