10 de ago de 2012

Hemingway e O Sol Também se Levanta


Gente, sei que já falei mais de uma vez sobre Casados com Paris, aliás, sei que falei sobre ele um bom número de vezes: relacionei-o com outro livro, com um filme e até usei-o como prêmio para o sorteio de comemoração do aniversário do blog... Sinceramente, sei de tudo isso e me desculpem por toda essa repetição, mas é que Casados com Paris foi um romance que acabou me levando ainda mais a fundo à famosa década de 20 e a uma Paris muito culta e literária...



Foi através de Casados com Paris que descobri a obra Paris é uma Festa, do Hemingway, conforme postei aqui... Foi graças a ele também que pude ver de forma mais analítica o filme Meia Noite em Paris, do Woody Allen... E agora, mais uma vez, durante a leitura do trabalho maravilhoso da Paula McLain, fui levada a viajar no tempo e a retornar ao primeiro best seller do Hemingway... Digo retornar porque já li esse best seller do autor, chamado O Sol Também se Levanta... Aliás, li esse livro numa época em que comecei a me cobrar a leitura dos clássicos da literatura... O exemplar que li, para vocês terem uma idéia, foi um daqueles de coleção, com capa dura vermelha e páginas bem amarelinhas, querem coisa melhor??? Aí é que a gente sente como se voltasse no tempo meeeesmo, hehe...



Pois é, então vim aqui para falar sobre mais essa agradável surpresa que tive ao ler Casados com Paris... Numa das passagens do livro, onde a autora falava da dedicação do jovem Hemingway ao seu primeiro e verdadeiro romance, foi que me dei conta de que a história que ele estava escrevendo era justamente essa que já li, ou seja, o primeiro romance famoso dele: O Sol Também se Levanta... Na hora, essa constatação foi quase como um insight - quando a gente se dá conta total de algo que está acontecendo ali na nossa cara, ao nosso redor - chega a dar uma sensação de euforia, sério mesmo, hehe...

Minha gente, quando me dei conta de que na internet existiam fotos que mostravam momentos que li em Casados com Paris e quando me toquei de que o livro falava também de um romance do Ernest que já li, foi que mais uma vez entendi o quanto a literatura pode ser mágica e envolvente, o quanto ela é capaz de nos levar para épocas que vão muito além de nossos sonhos e de nossas vidas... E é justamente nesses momentos que me dou conta da importância da leitura e do quanto quero que as pessoas compreendam essa sensação maravilhosa que sinto diante de um livro... E é por tudo isso que amo esse espaço, amo esse blog... Registrar as histórias aqui é uma maneira de registrar minha visão e meus sentimentos em relação a elas... E é essa inspiração que desejo a todos vocês nesse fim de semana... Muita luz e muito amor!!! Boas leituras!!!

Preciso ler este livro de novo para, quem sabe, compreendê-lo ainda melhor...

Sinopse: O Sol Também se Levanta, vigoroso romance de Ernest Hemingway, retrata, em estilo direto e despojado, os conflitos e frustração dos norte-americanos e ingleses que vivem em Paris após a Primeira Guerra Mundial. Para O Sol Também se Levanta, Hemingway criou tipos humanos complexos, representando assim uma geração contaminada pela ironia e pelo vazio diante da vida, com seus valores morais destruídos pela guerra e irremediavelmente perdidos. Temas como a solidão e a morte, os preferidos do escritor, são explorados de forma brilhante.



11 comentários:

  1. Minha querida, como aprendi contigo...até o tipo de leitura está mudando aqui em casa rsrsrs...estou achando ótimo! amo Paris e tenho uma amiga que vai adorar esta postagem, vou encaminhar o teu link para ela...beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Fico muito feliz que as dicas daqui tragam ainda mais leitura na vida de vocês... Tudo o que falo de Paris é baseado no que leio e imagino, já que nunca estive lá em pessoa, hehe... Mas o que importa é viajar, mesmo que pela leitura né??? hehe... Beijãooo flor

      Excluir
  2. Voltei para ver se meu comentário entrou, mas não vi...vou tentar de novo! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ly,
    Que bom que está te fazendo um bem voltar a estudar, isso é muito importante! Energia boa e renovada. Quanto aos livros ótimas as suas dicas, vou anotando todas! E fique tranquila do livro!!!
    Tô doida para ler! =]
    Um beijoooo e energias boas no seu final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Aliny,como e bom vir aqui e pegar suas dicas e comentários ,sempre inteligentes.Amiga querida,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee... Obrigada pelo inteligente!!!! Beijãooo minha amiga

      Excluir
  5. Explicação sobre minha cunha
    A Lica é a pessoa mais empolgada, mais curiosa e realmente consegue visualizar e quase " fisicamente" entrar na história! Além de ter uma santa memória!! Por isso a repetição....hehehehee...é que na verdade não se trata de repetição e sim de paixão. Beiiijjjoossss gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiieee!!! Agora que li o recadinho e adorei... É paixão mesmo e uma maneira de escrever aqui no blog tudo o que sinto e acredito... Obrigada pelo carinho, pelo café e pelas conversas!!!
      Beijãoo gata...
      I Love you pra xuxu!!!! hehe...

      Excluir
  6. Bom encontrar alguém que ama Hemingway como eu... Os livros deles são uma viagem adorável no tempo ... Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda!!!! Obrigada e apareça sempre... Beijãoooo

      Excluir