21 de dez. de 2012

O Jogo do Anjo

Finalmente voltei para esse meu universo querido da literatura... De semana passada pra cá me perdi entre as páginas de dois livros do Zafón... Dois??? Sim, terminei O Jogo do Anjo e já li O Prisioneiro do Céu - em um dia... Agora a pergunta é: como eu não nunca havia lido nenhum trabalho dele até uns meses atrás??? Senhorrrr, onde eu me encontrava???

A Sombra do Vento, romance sobre o qual já escrevi mais de uma vez aqui no blog, foi meu primeiro contato com Zafón e, olha, me faltam palavras para descrever suas obras... Num dos posts sobre A Sombra do Vento, citei (clique para ver) uma passagem da história que descrevia por si só meus sentimentos em relação à narrativa do autor... Hoje, quero dizer com minhas próprias palavras o que a leitura dele significou para mim...

É uma espécie de mistura de todos os ingredientes que tornam um romance inesquecível: suspense, amor, paixão pela literatura e algumas histórias por trás dela, diálogos inteligentes e às vezes engraçados, personagens complexos e mirabolantes, mistério... Ao ler Zafón, sinto que ele compreende muito bem a fantasia que precisa fazer parte de cada página para chamar o leitor, me sinto até um pouco criança de novo, abrindo as cortinas de um mundo espetacular e nebuloso... É maravilhoso!!!!

O Jogo do Anjo, entre os três trabalhos que li do autor, é sem dúvida o mais complexo... Tanto que, por diversas vezes, precisei retroceder algumas páginas para ver se tinha deixado escapar algum detalhe... Aliás, preciso urgente conversar com alguém que já o leu também para esclarecer dúvidas que ficaram - portanto comentem minha gente, à vontade!!! Diferente de A Sombra do Vento, me parece que o enredo não terminou muito bem esclarecido, o que nos deixa numa ansiedade imensa para já ler o próximo livro... E foi o que eu fiz, geralmente não termino um livro e já começo outro no mesmo dia, mas fiquei presa a ele e com aquela sensação que conhecemos tão bem que é a de não querer se despedir nem da história nem de seus personagens... Leiam e entenderão!!!
Um fim de semana maravilhoso, cheio de paz, esperança e amor...
E o Natal está chegando, HOHOHO...




10 comentários:

  1. Aliny,minha querida.Voce me convenceu,vou ler o livro de Zafon e depois te gigo o que senti.beijos,obrigada pela indicação e um lindíssimo Natal.

    ResponderExcluir
  2. Querida Aliny,

    É tão bom quando a gente encontra um livro assim que nos prende...
    A última vez que devorei um livro em um dois dias foi com o último volume da saga do Harry Potter. Comecei a ler por causa do meu filho, mas fui fisgada!
    Vou ficar fora do ar nos feriados...
    Feliz Natal a você e à toda a família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ly, que apressadinha! Nao iamos ler ao mesmo tempo?! E depois do ano novo?!.....rsrsrs
    Pelo visto e bom mesmo ,ne? Depois do Natal eu pego nele!
    Eu ja li O jogo do anjo faz um tempinho e como nao podia ser diferente........amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ly,
    Menina leu rápido hein, olha eu acho que terão coisas a serem respondidas ainda, porque tem mais um livro que vai sair não tem?
    Mas confesso que eu fiquei também com pena da Isabela, gostou demais da família Sempere.
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tenho o meu aqui em casa e comprei mais um para presentear uma prima querida, estou louca para ler...... Aliny ando apertada por conta de um casal de amigo que esta hospedados aqui em casa, a gente quer agradar né!
    Não esqueço de vc de jeito nenhum, um grande beijo e um belo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida! ler um livro em um dia, ai que sonho de consumo...rsrsrsr...adoro ver tuas postagens com as tuas indicações. E dizer que o ano chegou ao fim e a gente não se encontrou, aiaiaii...mas com certeza não faltarão outras oportunidades! quero aproveitar para te desejar um feliz natal, cheio de luz e paz e um ano novo repleto de alegrias...beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aliny, eu também adorei "A sombra do vento", li com tantas ganas que quando acabei fiquei até triste...rsrrs
    Quando soube do lançamento do "Jogo do Anjo", não sosseguei até comprá-lo, mas a verdade é que esse livro não prendeu tanto minha atenção como o anterior e acabei ficando meio decepcionada. Acho que Zafón criou personagens demais, esticou muito a história, dobrou o número de páginas e no final perdeu um pouco o rumo e inventou um fim qualquer, final esse que não me agradou mesmo.
    E em julho decidi dar outra chance e ler o "Prisioneiro do céu", fiquei contentíssima em reencontrar o Fermin (que eu considero o personagem mais interessante da "Sombra do Vento'), mas, apesar de ter sido uma leitura agradável, de novo não achei tão bom quanto o primeiro... Sei lá, acho que Zafón já esgotou tudo sobre a Barcelona pós-guerra e o cemitério do livros esquecidos. Acho que história de Daniel Sempere já deu o que tinha que dar.
    Adoraria ler algo diferente do Zafón. ;)
    Lendo seu texto, vi que temos opiniões diferentes acerca dos três livros. A literatura tem dessas coisas, né?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aliny feliz natal amiga, pleno de alegrias e muita fé. Um grande beijo para vc e família ok.

    ResponderExcluir
  9. Aliny, eu acabei de ler o prisioneiro do céu e o jogo do anjo, respectivamente. O que não ficou claro pra mim, é por que em um fala sobre quando David está na prisão, e o outro não faz referência nenhuma a tal fato... Gostaria de saber a sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Pedro!!! Na verdade eu li O Jogo do Anjo antes... Então o que ficou claro pra mim é que no livro O Prisioneiro do Céu (que se passa depois) ele estava preso... Na verdade o fim do Jogo do Anjo foi uma espécie de redenção... O final dele não foi feliz eu acho... Acho que ele estava preso e acho que quando ele foi salvo da doença, ele ficou condenado a algo sabe??? O que tu achas??? Escreva!!!

      Excluir