4 de nov. de 2011

A Montanha e o Rio

Esse foi, sem sombra de dúvida, um dos melhores livros que já li na vida... Tanto que, certo tempo depois de terminar a leitura, comecei a procurar pelo livro cismando que ele era meu, por que, afinal de contas, como fui capaz de não comprar pra mim uma obra como essa??? Pois é minha gente, não sei, o que eu sei é que li emprestado de alguém e fiquei com a cara no chão quando me dei conta de que, mesmo procurando pelo livro, não ia encontrá-lo nunca, já que, definitivamente, o exemplar não era meu... Coisa de gente meio “locka” ou sem noção, sei lá, hehehe...

Mas voltando ao romance: A Montanha e o Rio foi o primeiro romance escrito por Da Chen, autor chinês radicado nos Estados Unidos, que até então era conhecido por escrever memórias... E, posso garantir que, ele foi muito feliz nessa escolha, porque esse trabalho realmente ficou maravilhoso, bem escrito, com uma história bem amarrada do início ao fim, mesclando fortes emoções a fatos históricos decisivos... Tanto que foi considerado um dos melhores livros do ano (em 2006) nos Estados Unidos.
A Montanha e o Rio é uma narrativa densa, forte, cujos momentos e os sentimentos vividos por seus personagens, conseguem infiltrar-se em nossa leitura e absorver completamente nossa atenção, envolvendo-nos numa saga familiar que envolve dois lados bem distintos: o amor e o ódio...

Um livro para a gente ler e amar, independente do gosto literário... Uma obra com todos os ingredientes necessários a uma boa e inesquecível história... Simplesmente maravilhoso, como só os romances orientais sabem ser!!!
Bom fim de semana minha gente... Aproveitem para descansar e viver seus 15 minutinhos de bem estar (instruções aqui)... Cada um fica então com a seguinte missão: relaxar, ler e ser feliz!!!

Sinopse: “No auge da Revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem e poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto de uma montanha poucos minutos depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que Shento é criado por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, Tan e Shento são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro. A Montanha e o Rio narra a saga de dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam inevitavelmente aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. Numa trama repleta de conspiração, mistério e paixão. Tan e Shento se tornam inimigos ferozes tanto no campo político quanto no pessoal, pois, por um capricho do destino, se apaixonam pela mesma mulher, o que contribui para acirrar ainda mais o ódio que sentem um pelo outro... Uma narrativa com traços de romance histórico e perpassada pelas milenares tradições do Oriente e suas relações com o mundo Ocidental.” 

7 comentários:

  1. Oi, Aliny! Eu também estou participando do Desafio 15 minutos todo dia, e foi através dele que cheguei ao seu blog, que gostei logo de cara....rsrsrsr
    Passa lá no blog para ver como estou me saindo no desafio....rsrsrsr
    Não conhecia esse livro, mas fiquei doida para ler depois que li o seu post.....vou correndo procurar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! EU ADOREI esse livro. Li por indicação de um cliente!!! Nossa, muito bom mesmo!!!
    E agora, o que vc está lendo????
    Eu estou lendo o terceiro das Brumas de Avalon, to adorando, acho que esse final de semana eu termino!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Aline, respondi o comentário lá no teu blog, beijãooo... Já quero começcar outro livro essa semana porque terminei O Tempo Entre Costuras, que aliás vais gostar muito... Beijãoooooo

    Oi Lora, tentei entrar no teu blog e não consegui, mas o computer que estou é meio lerdo, hehe... Vou tentar de novo amanhã... Obrigada pela visita... Já gostei do teu blog só pelo nome... Beijãooo e bem-vinda sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando ler mais romances! A gente viaja para outras histórias, reflete, aprende, imagina, é muito bom mesmo!

    Ah, vou iniciar aulas de yoga! Vou garantir bem mais de 15 minutos de bem estar!!!

    Abraços!

    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Jú vais adorar as aulas de yoga, e com certeza serão mais muitos minutos de bem estar... Beijãooo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alinny
    Amo de paixao esse livro; e tb li emprestado...ate hj nao o comprei, mas um dia compro! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lia acho que temos o gosto bem parecido, hehe... Queria muito esse livro também!!!!

    ResponderExcluir