14 de set. de 2011

Antes, o verão

Olá pessoal!!!! Uma excelente quarta-feira pra todos vocês...
Como já mencionei antes, em um dos textos do blog, adoro as obras do autor Carlos Heitor Cony... Pra mim ele é um dos melhores escritores brasileiros, pra não dizer o melhor... Já falei sobre ele aqui e também sobre seu romance quase biográfico chamado Quase Memória... Romance que, inclusive, já coloquei na lista de possíveis opções para presentearmos principalmente pais e avôs...
Depois que li Quase Memória fui atrás de outros trabalhos do Cony e tive a oportunidade e a felicidade de conhecer obras bem interessantes, como é o caso do livro sobre o qual vou falar hoje: Antes, o verão.
Antes, o verão é considerada uma das obras mais marcantes do autor e em 1968 foi adaptada para o cinema com Norma Bengell e Jardel Filho nos papéis principais. Mesmo tendo sido escrito em 1964, este romance continua bem atual, tanto pelos temas e sentimentos que aborda quanto pelo fato de bons livros serem atemporais.
Carlos Heitor Cony, com seu jeito lírico e contemporâneo de escrever, consegue transformar suas narrativas em histórias maravilhosas, simples, porém intensas...

Sinopse: “Um homem na faixa dos 40 anos constrói em Cabo Frio uma casa de frente para o mar, onde pretende passar os verões ao lado da mulher e dos filhos. A construção, imponente, com longas vidraças que dão para a praia, é quase-metáfora para tudo o que conquistou até então – apesar da insistente oposição do sogro, que desde o início fora contra o casamento.
Mas nem tudo irá tão bem como ele imaginou. Construída em local desabrigado, a casa não resiste aos ventos da região, que carregam areia e minúsculos grãos de sal para todos os cômodos. E, assim como a casa, o casamento desse homem também começa a ruir...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário