25 de set. de 2011

Tharcilla e Quando Nietzsche Chorou 1

O post de hoje tem a colaboração da minha grande amiga Tharcilla...
A Tharci, além de ter feito a faculdade de Psicologia comigo, é uma das minhas melhores amigas e é minha madrinha de casamento... Uma pessoa muito especial, inteligente, culta, querida, iluminada... Apesar dela ter se enveredado pelos caminhos dos Recursos Humanos, sei que ela adora ler e saber sobre Psicanálise, por isso ela escreveu sobre Quando Nietzsche Chorou... Confiram abaixo, o texto é todo dela, uma colaboração que eu amei e que vocês também vão gostar:


Separei algumas pérolas do livro que eu estou lendo: “Quando Nietzsche Chorou”. Engraçado que até essa altura do campeonato (mas que campeonato?) ele ainda não chorou... Já eu... pareço uma idiota lendo, sublinhando com meu “lapinhos” (minha versão para diminutivo de lápis) e soluçando dentro do ônibus voltando pra casa...




“É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante.”



Esta é disparada a melhor frase até agora, evidentemente por causa da excelente combinação de palavras: caos, frenesi e estrela dançante. Peguei uma figura que tentasse representar isso. Acabou que a figura extrapolou o pensamento, e ainda colocou mais macaquinhos no sótão, ou abóboras nos cachos.
Vou colocando os outros pensamentos aos poucos, alguns categorizados, outros somente em pontitos. Afinal, “de que serve um livro se não nos transportar além de todos os livros?” (id. ibid) rsrs...


3 comentários:

  1. Oi querida, adorei a homenagem!!!! Vou fazer mais resenhas pra ti!!!! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Aliny!

    Esse livro é ótimo e adoro outros desse autor. Ótimo para quem é psi, para quem se interessa por auconhecimento e pela alma humana, ou todas as opções! : )

    ResponderExcluir
  3. Ly,
    Quero ler esse livro.Amei essa frase.
    Que frase forte!

    ResponderExcluir