24 de jul. de 2011

Como começar a ler e colocar os livros na sua vida???

O texto de hoje é uma tentativa de responder a questão acima...
Minha amiga Camila deu essa idéia assim que lhe falei do blog. Como ela gosta de ler, queria também ter mais tempo pra se dedicar a isso. Daí é que veio a sugestão para eu escrever sobre "como incorporar a leitura na vida das mulheres de hoje, com um dia a dia tão corrido por conta do trabalho e das outras mil coisas que precisamos fazer" (palavras da própria Camila).
Como é mais seguro falarmos a respeito de algo que vivemos e, conseqüentemente, conhecemos melhor, vou falar da minha própria história com meus amados livros...
Até alguns atrás eu não era muito dedicada aos livros não. Lia talvez um ou dois por ano. Acho que depois de tanto ler na faculdade (na Psicologia brotavam textos e mais textos), acabei enjoando um pouco da coisa. Foi a partir de 2006 que a leitura passou a ter uma freqüência maior e constante na minha vida.
Lembro de ter começado com o romance Mentiras no Divã que tinha recém comprado porque o título e o tema pareciam bem interessantes (romance e Psicologia). Ele foi escrito pelo Irving D. Yalom, mesmo autor de Quando Nietzsche Chorou, que na época estava sendo bem comentado.
Depois de ler Mentiras no Divã parti para Quando Nietzsche Chorou e em seguida A Cura de Schopenhauer, todos, além de mesmo autor, tinham o mesmo estilo. Como já falei aqui antes, quando gosto de determinado escritor, costumo ir atrás de suas outras obras. E a leitura desses três romances já durou menos que o tempo que eu geralmente levava para ler um só.
Comecei então a buscar mais informações, procurar outros livros que tinha em casa e pedir indicações para as pessoas. Meu pai, querido, incentivou bastante, me deu alguns livros de presente, pegou outros emprestados com amigos, comprou uns pra ele que eram para os dois lermos (que acabaram por ficar comigo claro, hehe)...
E assim foi começando a minha grande paixão de ler. Hoje em dia sempre carrego um livro comigo. Leio em casa, no trabalho, no banco (até acho bom quando o atendimento demora), em consultórios médicos (que nunca estão no horário previsto), enfim... Em qualquer oportunidade saco meu livrinho da bolsa e lá vou eu... Termino um já pensando no próximo... E quando não leio, realmente sinto muita muita muita falta...

Então pessoal, acho que as dicas que posso dar são as seguintes:
- Tentem começar por um livro menor, em que a história pareça bem interessante para vocês. Uma boa opção é ler um romance que se passa num lugar que vocês gostem ou sonham conhecer. Leiam a respeito de coisas que chamem sua atenção: amor, família, animais de estimação, Psicologia, romances de outras épocas ou mesmo romances biográficos e assim vai.

- Aproveitem algum feriado ou mesmo suas férias para começar, assim podem voltar para a sua rotina normal com um ritmo de leitura já estabelecido. Aí fica mais fácil sentir falta quando pararem, obrigando-se assim a voltar a ler.

- Coloquem um objetivo, pode ser: hoje vou ler um capítulo ou hoje vou ler dez página ou ainda durante esse mês termino esse livro. Tentem colocar em prática esse objetivo, se não deu certo partam para outro.

- Tirem um tempinho para ir a uma livraria legal, tomar um café bem gostoso e dar uma olhada geral nas capas dos livros, nas sinopses, nas diversas opções que tiverem por lá.

- E peçam também para uma amiga indicar um livro que ela gostou e que tem para emprestar para vocês.

Bom, espero de alguma maneira poder ajudar a todos com essas dicas e com as dicas de livros que tenho falado aqui no blog. No meu próximo post vou falar de um livro que pode ser uma opção bem legal para vocês começarem suas leituras...
BOM DOMINGO PESSOAL!!!
Ahhhh... Camila vai lá em casa escolher alguns livros sim???

3 comentários:

  1. Amiga, essas dicas são super dez!! Muito obrigada!! Como estou de férias estou louca para ler um romance...um romance que quando abrimos uma página, temos vontade de devorar e ler cada página com paixão. Bom, minha meta para as férias eu já tracei...bjs!! Camila

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! Pessoas metidas, que é o meu caso, dão opinião onde não são chamadas (rsrsrsr)
    Adorei esse post, e por isso vim comentar. Acho que para uma pessoa obter o hábito (pq acho que leitura é hábito) de ler, primeiro ela precisa começar com algo que ela goste. Por ex, se vc nunca leu, mas gosta de filmes de suspense, recomendo começar por algum autor (bom) de suspense, como Agatha Christie, entre outros. Mas de início não tenha pressa para ler o livro, leia quando tiver tempo. E quando vc terá tempo já que vc trabalha o dia inteiro??? Gente, primeiro que tempo a gente arranja, e depois, e naquele momento de concentração diária???? Todos tem seus momentos das suas necessidades fisiológicas (rsrsrs). Tah, mas se vc eh daqueles que anda de onibus como eu, leia no onibus, da dor de cabeça, em mim tb, mas nos momentos que ele está parado no ponto ou no semaforo, eu to com o livro na não, quando estou em uma fila, estou esperando, ou até mesmo, naqueles 5 min antes de dormir. Nem que vc leia uma página por dia!!! Vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!!! Obrigada!!! Vou colocá-las num post, pode ser??? Beijãoooo

    ResponderExcluir