3 de ago. de 2011

A DANÇA NOS ROMANCES - DICA 01


Acho que muita gente já deve ter visto ou ouvido falar do filme Cisne Negro, que deu, inclusive, o Oscar para a atriz Natalie Portman. Ela está simplesmente maravilhosa (não no sentido de beleza, embora não tenha como ela ficar feia), entrou de cabeça no papel e fez uma interpretação extraordinária. Contudo, quem ainda não assistiu não vá esperando um filme de balé romântico, leve e até mesmo meio cor de rosa... Definitivamente não... Este é bem denso, cheio de uma trama bem psicológica e dramática (por que será que eu gostei né??? hehe...), com muito suspense. Vale a pena conferir...
Mas, o romance que vou comentar aqui, Dança dos Sonhos, apesar de também falar de dança, não tem a ver com Cisne Negro. É mais romântico e pode-se dizer até que é um pouco cor de rosa sim. Talvez a semelhança esteja apenas no fato de que a vida de uma bailarina profissional (e isso tanto na ficção quanto na vida real) é bem difícil, com uma rotina bem puxada de exercícios, ensaios e, conseqüentemente, certa pressão psicológica.
Eu já li alguns livros que falavam sobre dança, de diferentes autores, mas resolvi falar sobre esse porque queria também contar que AMO o trabalho da escritora Nora Roberts. Embora os romances dela sejam um pouco açucarados nas suas descrições, não deixam de trazer um conteúdo dramático, com personagens conflituosos e com características bem reais, paixões e cenários bem interessantes. Tudo isso descrito num estilo muito peculiar, próprio da autora. Não é a toa que quem conhece Nora Roberts já quer logo ter acesso à outra obra dela (meu caso e de muitas pessoas que conheço).
Dança dos Sonhos é um romance que se divide em duas histórias, embora os personagens de ambas estejam relacionados. Não é o primeiro romance dela que se apresenta dessa maneira, com duas histórias separadas num mesmo livro. Já li um outro que também tinha duas narrativas distintas mas os personagens não estavam relacionados (falarei dele num outro dia). Mas não achei isso ruim não, pelo contrário, é muito bom ter dois livros, dois romances, num só.
Este de que vos falo, por exemplo, tem uma primeira parte chamada Reflexos e uma segunda chamada Dança dos Sonhos. Vou colocar a sinopse aqui para vocês entenderem melhor. Antes só quero dizer que as bailarinas ou ex-bailarinas de plantão (Andréa, Karlitcha e Tharci) vão gostar bastante dessa narrativa cheia da poesia, dos passos e compassos do balé. (Acho que a senhora Tharcilla já conhece essa obra)

 
Sinopse
Reflexos: Para a bailarina Lindsay Dunne, sua carreira havia terminado com o trágico acidente de seus pais. Ao voltar para sua pequena cidade em Connecticut, ela se conforma em apenas dar aulas de balé… Até ser presenteada pelo destino com o arrogante e sedutor Seth Bannion. Agora, Lindsay está diante de seu maior desafio: superar o medo de amar e ser amada.
Dança dos Sonhos: Ruth Bannion vive o alvorecer de sua carreira em meio a intensas aulas de balé sob a tutela de seu mentor, o jovem coreógrafo russo Nikolai Davidov. O temperamento excêntrico de Nick muitas vezes a impele a desafiá-lo, e ele sempre estimulou em sua pupila as atitudes fortes. Mas chegou o momento em que Nick não será mais capaz de se esconder atrás das barreiras que ergueu contra as trapaças do coração, e junto com Ruth ele deverá dar o passo mais importante de sua vida.

2 comentários:

  1. ai, guria, de plantão, a gente sempre tá, né? ontem mesmo voltava do balezinho com aquela dor no quadríceps dos battements e me sentia feliz porque a dança não sai de dentro da gente jamais!!!
    beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aliny querida, parabéns pelo blog, adorei! Vai entrar na rotina das minhas leituras diárias...
    Beijão! Bia.

    ResponderExcluir