8 de ago. de 2011

Nelson Motta - Noites Tropicais

Boa segunda-feira meu povo!!! Apesar da chuvinha que não dá uma trégua (pelo menos aqui em Tubarão), desejo a todos um início de semana maravilhoso sim???
Desculpem-me a demora... Geralmente nos fins de semana não tenho internet, mas já estou aqui de volta... E hoje, é para falar um pouquinho sobre o Nelson Motta e uma de suas obras (muito especial, diga-se de passagem), chamada Noites Tropicais...

Nelson Motta é jornalista, compositor, produtor musical e escritor. Além, claro, de ser uma pessoa extremamente inteligente e culta, que sabe de tudo um pouco... Ele participou dos anos de ouro da música brasileira e também dos anos de ouro do nosso querido Rio de Janeiro. E, foi todo esse seu envolvimento em boa parte do cenário da música no Brasil, que possibilitou a ele nos presentear com esta obra tão interessante.
Quando falo dos anos áureos do Rio de Janeiro, me refiro a uma época em que a cidade respirava cultura, Bossa Nova, glamour e tinha até um “Q” europeu em tudo, inclusive na arquitetura...
Sou suspeita para falar do Rio de Janeiro, acho que é literalmente uma Cidade Maravilhosa e não há sensação igual no mundo como a que sentimos ao aterrisar no Rio, sendo recebidos pelos braços abertos do amado Cristo Redentor em um dia de sol. Essa imagem realmente mereceu um samba, o Samba do Avião, eternizado na voz de Tom Jobim (de quem também já falei aqui no blog).

 Noites Tropicais – solos, improvisos e memórias musicais - é a história dos bastidores da música brasileira. É um relato rico e sem censura sobre um elenco espetacular que trouxe uma contribuição essencial à beleza e à alegria de nossa música. É um livro que fala dos gênios musicais, “de seus sucessos e fracassos, de suas lágrimas e gargalhadas...”
É uma narrativa recheada de tudo o que Nelson Motta viu de perto nos anos em que “acompanhou e viveu intensamente cada momento da música brasileira – a bossa nova, a jovem guarda, os festivais, o tropicalismo, a MPB, a discoteca e o rock.” Uma reunião de memórias para ser lida “como um vertiginoso romance.”
Uma leitura indispensável não só para quem admira a figura de Nelson Motta, mas também para quem viveu, gostou ou participou de alguns desses momentos musicais. Um trabalho que merece ser lido por aqueles que têm sede de saber, de conhecer e entender melhor um pouco da nossa cultura nesse país tão maravilhoso que é o BRASIL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário